quarta-feira, 8 de julho de 2009

Motivação e Vontade



Falta de motivação é o quê?
É normal que as pessoas com o decorrer do tempo, comecem a perder a motivação. Ela não dura para sempre.
Tem de ser exercitada com frequência. Deveria se tornar um hábito diário, como escovar os dentes ou tomar um banho.

Mas como buscar motivação todos os dias no trabalho?
O trabalho tende a se tornar uma rotina das mais previsíveis. Com o decorrer do tempo, os desafios vão se tornando escassos e começamos a ficar cada vez mais acomodados.
A minha inteligência diz que devo buscar estímulos, desafios, novos objetivos, mas simplesmente não consigo.

Minha vida está definida: trabalho em uma boa e grande empresa, meu salário é bom, tenho casa, carro e cartão de crédito e meu trabalho vai indo...
De vez em quando surge alguma coisinha diferente pra eu fazer, mas nada que mereça grande destaque.

Pronto, você está a caminho do fim.

Fim de quê?
Ora bolas, de carreira, de vida, de histótia.
Você já não é capaz de acrescentar mais nada a história, então seu personagem é pouco ou nada interessante.
E quando um personagem fica sem interesse em uma história qualquer, ele é morto, desaparece, dá lugar pra um outro personagem mais marcante e capaz de introduzir um gás...

Mas porque alguem tão inteligente feito eu, ficou assim, tão sem motivação, caindo no ostracismo?
Nesse caso a inteligência nada teve a ver com isso. Faltou vontade. Faltou querer. Como quando você iniciou a aprender a dirigir. Nossa, quanta coisa ao mesmo tempo lembra?
Teve de aprender a controlar os pedais, mudar as marchas, controlar o volante, olhar nos retrovisores, lê as placas de transito, tudo ao mesmo tempo, quanto desafio, não é mesmo?
Errou feio tantas vezes, no inicio faltava coordenação, mas não desistiu até conseguir. Depois outros desafios foram recheando sua vida. E você foi levado pela vontade, pelo querer.
Foi esse sentimento que te fez superar os diversos estágios desafiadores de sua vida. O sua inteligência ajudou a trilhar o caminho, mas sem a vontade você nem teria dado o primeiro passo.
Não tem uma fórmula para que você volte a ter a vontade que tinha antes. Ela está dentro de você. Nasceu com ela, ninguém te ensinou isso, é seu dom nato.

Busque dentro de você aquela vontade perdida, crie pequenos desafios diários, até que esteja com a vontade em ponto de bala para um novo grande projeto.
Comece surpreendendo as pessoas do seu convívio diário e tenha em mente que pode fazer cada vez mais.
Olha, se fizer tudo direitinho, quem sabe aquela vaga de chefia não possa ser oferecida para você, que é cheio de energia, criatividade, inteligência e força de vontade.
Basta querer.

Eduardo Teixeira

Um comentário:

  1. JÁ OUVIU FALAR EM TRANSTORNO-BIPOLAR??? POIS É... EU TENHO ISSO.... E FALO COM PROPRIEDADE, MOTIVAÇÃO NUM É FÁCIL DE CONSEGUIR ASSIM NÃO. OU SEJA, NUM FUNCIONA ASSIM: EU POSSO... LOGO EU QUERO OU VICE-VERSA.... É MUITO MAIS COMPLICADO.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Continue enviando comentários.
Obrigado.