quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é profissionalismo?


Um grupo de novos funcionários estava reunido para receber as tradicionais boas vindas em uma importante multinacional, instalada em Curitiba, e ter contato com as normas de procedimento. Postura, métodos, relatórios e um pedido reforçado por profissionalismo foram assuntos abordados. Até que a pessoa que conduzia a reunião perguntou o que era profissionalismo. Um dos participantes se adiantou e respondeu:
- É dar o melhor de si no trabalho.
- É estar sempre colaborando com a empresa, disse outro.
A pessoa que conduzia fez um sinal com a palma da mão para que parassem e falou:
- Contarei uma breve historinha, ok? Em uma grande e importante companhia aérea, ocorreu um dos muitos vôos internacionais, mas aquele era especial, pois uma turma de novos tripulantes estava fazendo sua primeira viagem. Na cabine apenas uma comissária tinha anos de experiência, os outros comissários estavam estreando. O vôo transcorria normal apesar de estar completamente lotado. Como a viagem era de longa duração e havia muitas crianças e idosos com muitos pedidos, em algum momento o serviço começou a ficar atrasado. A escala em um movimentado aeroporto estava ameaçada, pois se a cabine não estivesse organizada em poucos minutos, a aeronave teria de sobrevoar e esperar no final da fila para pousar, o que atrasaria todo o resto do vôo. Vendo a situação que se passava uma comissária que fazia a viagem de volta como passageira, levantou-se da poltrona e começou a ajudar a recolher as bandejas, com sua grande habilidade tudo estava no lugar e a aeronave pousou sem atraso. Já em terra, com a cabine quase vazia a comissária chefe se aproximou da despojada funcionária que acreditava que iria receber um agradecimento, um elogio, ao que responderia que não havia feito mais que sua obrigação. Mas a comissária em vez de agradecer criticou:
- Espero que nunca mais você faça uma coisa assim, disse a comissária chefe.
- O que eu fiz? Só ajudei a equipe, a empresa, eu fui profissional, respondeu.
- Negativo, sua ação atrapalhou enormemente nossa empresa. Aqui estava claro que houve inúmeros problemas em vários setores da empresa, escalação, dimensionamento da equipe, provavelmente o impacto do atraso faria com que os setores envolvidos nunca mais cometessem os mesmos erros. Já com sua interferência... haverá meu relatório, claro, mas como o resultado foi alterado, levará mais tempo para ser corrigido. Você não foi profissional.
A pessoa que conduzia a reunião citou um exemplo recente em sua empresa. Havia um funcionário que deveria visitar uma filial em outro estado, então deveria receber em conta os valores referentes à diária, passagens e confirmação de hospedagem. Pois bem, um estagiário não fez o credito da diária e o funcionário desembolsou os valores e depois recebeu o reembolso. Ele foi profissional? Não, respondeu. Se tivesse recusado sair de casa por causa do não recebimento dos valores da diária, estaria certíssimo, pois essa é a política da empresa, não devem ser abertas essas exceções. Quem não cumpriu seus deveres foi o departamento responsável, que escalou alguém sem o devido preparo para uma tarefa relativamente simples. E o funcionário não tem de bancar viagem a trabalho, ele não foi profissional.
Então, o que é profissionalismo?

Eduardo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Continue enviando comentários.
Obrigado.