terça-feira, 2 de março de 2010

Clima Organizacional e a sua Empresa



Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra (Wikipédia, 2007), o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham.

Definições existentes:-

O clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização.

O clima organizacional é "o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento".

Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:

1 - O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;

2 - O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto.

Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes.

Gestor cuide do clima de sua equipe, seja o termômetro e haja rápido quando houver um distúrbio meteorológico, pois o que estará em jogo é a saúde de sua equipe e de sua empresa

Por Silvio Carajeleascov

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