sábado, 11 de dezembro de 2010

Construa sua imagem de sucesso

Este é sempre um assunto muito delicado, porém igualmente importante para a sua POSTURA profissional. Seja no Trabalho ou em qualquer outra atividade, você precisa cuidar da sua imagem e aparentar a pessoa em que deseja se transformar, ANTES de chegar lá. Novamente, a "Lei da Atração" atuará contra ou a seu favor, dependendo da mensagem que você transmitir para os outros, através da sua aparência, vestimenta, uso de acessórios adequados, cartão de visitas etc.

Aparência profissional

Faço-lhe uma pergunta bem direta: você faria negócios com a pessoa que você vê AGORA, diante do espelho?

Reflita com muita sinceridade. Que imagem você está transmitindo, ANTES de abrir a boca para falar com os outros, sobre seus produtos e oportunidade de negócio? Imagem de sucesso ou fracasso? De alguém que sabe o que está fazendo, ou de um aventureiro irresponsável? As pessoas percebem que você está progredindo ou sentem que você está perdido, no tempo e no espaço? Qual é a sua prioridade?

É impressionante como a imagem de uma pessoa diz muito sobre seus valores e sentimentos. Comece a reparar mais nisso, e você saberá quem está se comunicando com você também. Não tem nada a ver com estilo pessoal, ok? Você pode transmitir a melhor imagem dentro do seu estilo, desde que cuide bem dela e saiba adequá-la a cada situação que irá enfrentar no ambiente profissional.

Repare que isso também não tem nada a ver com dinheiro. Quero que você passe a prestar mais atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença, que muitas vezes podem ser ajustados de forma simples e imediata: corte de cabelo, barba, maquiagem...

O que você veste e usa.

O que você veste não precisa ser caro, mas TEM QUE ser adequado e discreto. O ambiente de negócios não é um desfile de moda, nem lugar para se mostrar, seduzir. O assunto tem que ser o NEGÓCIO, e não você!

Quem não tem dinheiro para montar um guarda-roupa completo, deve se concentrar nas cores neutras e que podem ser combinadas entre si. Preto, azul marinho, cinza ou marrom nunca farão feio para os homens, nessa ordem de prioridade. Para as mulheres, cáqui, vermelho e cor-de-rosa também são boas opções. Outras cores podem ser muito perigosas, principalmente em combinações "exóticas". Lembrando que saias curtas, decotes e "maquiagem fatal" costumam causar um enorme constrangimento, minando sua credibilidade e POSTURA.

Sapatos, gravatas, brincos, bolsas, pastas e outros acessórios devem ser igualmente adequados ao ambiente, evitando chamar demais a atenção para qualquer coisa que não seja o seu negócio.

As pessoas não fazem o que falamos e sim o que fazemos.

Sem dúvida alguma, a imagem é o principal aspecto que se observa à distância. Porém, quando você cumprimenta outras pessoas e começa a conversar, conviver junto, no dia-a-dia, outros sentidos são imediatamente envolvidos. E o olfato é o principal deles.

Por melhor que seja a imagem, ninguém gosta de conviver com pessoas mal cheirosas. Por isso, todo cuidado é pouco com higiene pessoal e saúde. Roupas e dentes limpos, hálito fresco, desodorante e perfume "atualizados" são indispensáveis. Leve com você balinhas de hortelã, lencinhos umedecidos, gel anticéptico, mudas de roupas... Vale tudo para exalar sucesso, SEMPRE!

Ainda sobre sentidos, evite ser do tipo "pegajoso" demais, que toca, beija, abraça, gruda e não descola. Muitas pessoas não gostam desta aproximação excessiva. Tem-se voz estridente, procure falar menos, mude o ritmo e o tom para não incomodar. Enfim, busque sempre a moderação, o equilíbrio, pois todos devem sentir prazer de se relacionar com você.

O mais importante: tenha bom senso. Você pode cumprimentar e tirar fotos com os líderes ascendentes, palestrantes e executivos da sua companhia, desde que o faça com respeito e limite. Acompanhe seus downlines e convidados de perto, mas não tão perto que eles sintam-se invadidos em sua privacidade ou intimidade. Aprenda a reconhecer os sinais que as pessoas transmitem quando você está se tornando inconveniente.

Não basta preparar o seu emocional para a melhor apresentação do mundo, se você falhar nessas questões. Por isso, cuide-se!


Silvio Carajeleascov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Continue enviando comentários.
Obrigado.