sábado, 9 de abril de 2011

Dicas de liderança


Em minhas consultorias pude observar que a maior dificuldade que as empresas e seus lideres encontram é a distancia entre eles e seus colaboradores.

Porque quando começo uma consultoria eu normalmente pergunto aos lideres. “Vocês estão com sua equipe nas palmas de suas mãos”? Esta é uma pergunta para saber se os lideres conhecem seus colaboradores. Por exemplo:- seus sonhos, talentos, vontades, desejos etc.... Então escrevo estas dicas abaixo para conseguir colaboradores fiéis é criar uma cultura organizacional que valorize o profissional. Destaco oito maneiras para atingir esse objetivo:

1. Camaradagem – Proporcionar um ambiente onde o profissional se divirta ao trabalhar.

2. Comemoração – Compartilhar os resultados e reconhecer os funcionários.

3. Comunidade – Envolver a organização em projetos sociais relacionados à comunidade, criando orgulho pela empresa nos colaboradores.

4. Comunicação – Ter visão, missão e valores muito claros dentro da empresa (e realmente levá-los em consideração nos momentos de tomada de decisão).

5. Importar-se com os outros – Preocupar-se também com o lado pessoal dos funcionários na empresa.

6. Compromisso com o aprendizado – Oferecer treinamentos e ferramentas para o desenvolvimento dos colaboradores.

7. Coerência – Tomar atitudes coerentes com a cultura empresarial que se deseja passar aos funcionários.

8. Contato – Estar próximo dos funcionários sempre.

Tenham um excelente dia.

Silvio Carajeleascov

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